segunda-feira, 28 de junho de 2010

I Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais


Em 30 de Setembro de 2009, duas mil e trezentas (2300) pessoas entre usuários, trabalhadores, militantes e estudantes, reuniram-se na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com música, dança, bonecos, cartazes e faixas defendendo as formas de tratamento que substituem o velho manicômio e permitem o convívio social aos portadores de sofrimento mental. A “Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial” fez acontecer o que parecia improvável: pessoas chamadas loucas, inválidas, com histórias de internações, se deslocaram para Brasília e foram recebidas pelo Planalto, em dez audiências em Ministérios, na Câmara e no Senado.
De invisíveis, como bem apontou Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal do Presidente da República que recebeu 35 manifestantes, os usuários da saúde mental conquistaram lugar de cidadãos.
Foram ouvidos, o governo deliberou com eles.  Marcharam organizadamente, apresentaram pautas precisas, conhecedores que são da situação real das políticas públicas a eles destinadas – ou das que precisam ser criadas, como é o caso das relacionadas à subsistência, renda e economia solidária.
Durante a Marcha a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) fez um chamamento aos estudantes para um debate sobre a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Um número significativo de estudantes apresentou-se e deu início a discussões produtivas acerca do tema. Porém, tornou-se visível a necessidade de maiores discussões, reflexões e ações articuladas entre os diversos estudantes do país acerca da Saúde Mental e Luta antimanicomial. Algo inédito apresentava-se. Dessa forma, marcou-se uma reunião para dar início ao 1º Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomias (ENEAMA). Essa reunião ocorreu nos dias 07 e 08 de Novembro de 2009 em Belo Horizonte/MG e contou com representantes de Belo Horizonte e de Porto Alegre. Nessa reunião, alguns pontos importantes do ENEAMA foram deliberados a fim de dar continuidade a esse movimento.
Um dos objetivos do ENEAMA deve ser o caráter de formação – a conjuntura atual da formação em saúde mental numa perspectiva antimanicomial. Foram realizadas estimativas locais nas duas cidades no mês de dezembro para que se averiguasse a viabilidade de realização nessas cidades. A partir disso, definiu-se que o I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES ANTIMANICOMIAIS será no Rio Grande do Sul, nos dias 04, 05, 06 e 07 de Setembro de 2010.

Maiores informações: 

Contatos: 
Isabela (8438-3767)
Marina (8765-1269)









Nenhum comentário:

Postar um comentário